HOME | FALE CONOSCO

Institucional

Un peu d'histoire... Como a SOBENGI virou SOBENGE. A luta por um ideal:

Conheci Francesco Viscomi no congresso mundial da FIGO em 1987 no Rio. Sem nos conhecermos, participamos juntos "por coincidência" de uma apresentação de temas livres, eu falando da "laparoscopia X ecografia em tumores anexiais" e ele falando em "laparoscopia na dor pélvica". Trocamos algumas palavras após a apresentação, e sentimos que nós dois estávamos no caminho certo, fazendo a mesma coisa em cidades diferentes.

Três anos depois reencontrei Francesco no congresso brasileiro da SBRH, em 1990 em São Paulo. Ele chegava da Europa e mostrava as primeiras imagens de vídeo laparoscopia num congresso brasileiro. Um mês depois participei do primeiro curso da Skopia em SP, e ali começou uma grande amizade.

Nesta época (1990/1991) a sociedade mais importante desta área era a Sociedade Brasileira de Histeroscopia (SBH), fundada e presidida pelo Kleber Morais, auxiliado pelo Walter Pace e Luis Cavalcanti (Lula). Por razões que desconheço, a SOBENGI, fundada em 1986/1987 pelo Milton Nakamura e outros, estava "hibernada", tendo como último presidente o pai do Nando, Dr. Luis Albuquerque.

Em 1991 comecei a fazer Vídeo cirurgias, e neste mesmo ano foram fundadas a SOBRACIL e a SOCIVERJ. Durante a primeira viagem que fizemos juntos, em maio de 1992, para o Congresso Mundial de Endometriose (Bruxelas) e Congresso Europeu de Endoscopia Ginecológica (Hamburgo), Francesco deixou bem claro que, na sua opinião, o caminho dos ginecologistas era ter uma sociedade própria, e não "insuflar" a SOBRACIL.

Os anos seguintes mostraram como Francesco estava certo, pois a SOBRACIL era dominada pelos interesses dos cirurgiões gerais. Crescia ainda mais dentro de nós a certeza de que precisávamos de uma sociedade ginecológica que reunisse os interesses dos ginecologistas endoscopistas. Em 1995, 1996 e 1997, durante as viagens para os congressos da AFS (Chicago e Seatle) e SEEG (Bratislava) começamos a idealizar a "ressuscitação" da SOBENGI. Francesco começou a conversar sobre o assunto com Luis Fernando Albuquerque e com seu pai, Luis Albuquerque, então presidente da adormecida SOBENGI. Houve então um convite dos Albuquerques para participarmos de um curso em Rio Claro, em 1997, quando então a "nova" SOBENGI foi criada.

Francesco, como todo líder carismático mostrou grande visão, abrindo mão de ser o novo presidente da SOBENGI, pois temia que seu nome afastasse da sociedade outros grupos de ginecologistas endoscopistas. Somente por isto eu fui o primeiro presidente da nova SOBENGI, tendo o Nando Albuquerque como vice presidente e Francesco como Secretário Geral.

No ano seguinte, dois fatos importantes ocorreram:

1) o I congresso brasileiro da SOBENGI, realizado em Florianópolis junto com o congresso da SOBRACIL, tendo a SOBRACIL, a partir deste congresso, aceito a SOBENGE como seu "braço ginecológico", responsável pelo programa científico ginecológico dos seus congressos por toda a década seguinte.

2) a mudança de SOBENGI para SOBENGE: Durante o Congresso Mundial de Endometriose em Quebec, em junho de 1998, foi fundada a Sociedade Mundial de Endometriose, estimulo suficiente para realizarmos a mudanca do nome para Sociedade Brasileira de Endoscopia Ginecológica e Endometriose - SOBENGE. Esta mudanca propiciou uma década muito produtiva para a SOBENGE, culminando com o congresso brasileiro de 2006, no Rio de Janeiro, organizado pelo Marco Aurélio e pelo Cláudio Crispi, até hoje o maior evento de Endoscopia Ginecológica realizado em nosso País, com quase dois mil ginecologistas participantes.

Após quinze anos de luta, Francesco conseguiu comprovar sua teoria, não abandonando em nenhum momento seus ideais. Infelizmente tal evento não foi presenciado por Francesco, que faleceu um mês antes deste congresso, em 22 de agosto de 2006.

Texto adaptado de Dr Homero Meirelles Júnior, primeiro Presidente SOBENGI/SOBENGE

©2010 - Sociedade Brasileira de Endoscopia Ginecológica e Endometriose
Rua Dr. Thirso Martins, 100 - conj. 516 / Vila Mariana
CEP 04120-050 / São Paulo - SP
Tel.: (11) 5549-9299